Constelação ELEVEN: jogadores e fãs do futebol dão nome às estrelas

A ELEVEN associa-se à Agência Espacial Portuguesa para pôr os portugueses a olhar para o céu, oferecendo-lhes a possibilidade de viajar até Paris para assistir à final da UEFA Champions League.

Não é exagero afirmar que Portugal é uma nação de verdadeiros apaixonados por futebol. Que vivem este desporto ao máximo, quase como uma religião, tanto com amor como com lágrimas. É até usual ouvir os fãs afirmar que os jogadores são estrelas, os plantéis galácticos, e que a ambição de cada equipa só tem o céu como limite. 

Pode mesmo dizer-se que a associação entre a astronomia e o homem é histórica, ou não tivessem as estrelas feito parte de práticas religiosas, sido auxiliares de navegação e, sobretudo, alimentado a curiosidade do ser humano desde há muitos milhares de anos.

Por estas e tantas outras razões, a ligação entre futebol e astronomia é, para a ELEVEN, lógica. E, para provar que estes não são universos assim tão paralelos, a ELEVEN associou-se à Agência Espacial Portuguesa numa campanha inédita, e criou a Constelação ELEVEN, um projeto que junta os astros portugueses do futebol às estrelas do céu, com o objetivo de pôr os fãs de futebol a olhar para os astros, eles que habitualmente só têm olhos para as estrelas em campo.

Na primeira constelação de estrelas do futebol, 10 jogadores portugueses apadrinham simbolicamente estrelas que, segundo a ELEVEN, partilham das mesmas características que cada um deles enquanto craques da bola. Cristiano Ronaldo, por exemplo, apadrinha a estrela Polaris, a mais brilhante da constelação da Ursa Menor e uma das mais conhecidas do Universo. Já Bernardo Silva apadrinha a Mizar, uma estrela múltipla, composta por dois sistemas de estrelas binárias, a melhor escolha para o jogador que ora defende, ora ataca com pausa.

A Constelação ELEVEN poderá ser vista nos céus portugueses numa data muito especial: 28 de Maio de 2022, a noite da final da UEFA Champions League, a competição das estrelas do futebol por excelência.

Mas esta constelação não poderia ficar completa sem os fãs de futebol, que também merecem um lugar junto às estrelas dos jogadores. A ELEVEN oferece, assim, a oportunidade a qualquer português de apadrinhar uma estrela, bastando para isso inscrever-se no site https://estrelas.elevensports.pt/. Os clientes ELEVEN ou aqueles que subscreverem o canal no momento poderão ainda habilitar-se a ver os astros do futebol europeu de perto na final da UEFA Champions League, que terá lugar em Paris. Nas redes sociais da ELEVEN, serão também atribuídos diversos prémios até à partida final.

Temos o maior orgulho em ser o canal oficial da Champions League em Portugal, a melhor competição de clubes de futebol da Europa, e a mais prestigiada a nível mundial, que mais reúne estrelas de todo o mundo. A campanha Constelação ELEVEN é a nossa forma de homenagear as estrelas do futebol português e dar a possibilidade a todos os fãs deste desporto, de se unirem na mesma galáxia de aficionados pela bola. Quisemos ir mais longe e, por levarmos a coisa mesmo a sério, associámo-nos à Agência Espacial Portuguesa, para que a Constelação ELEVEN fosse real nos céus e visível no dia da Final”, comenta Nuno Filipe Miranda, Diretor de Marketing, Comunicação e Parcerias da ELEVEN Portugal.

 

Poucas pessoas terão consciência que apenas conseguem assistir a um jogo de futebol porque existem satélites que transmitem a informação, ou que se podem pedir uma pizza pelo telemóvel para acompanhar a partida é porque temos satélites de posicionamento (GPS). É graças ao Espaço, que vivemos as nossas vidas desta forma. É, por isso, com satisfação que estreitamos esta relação e nos unimos à ELEVEN para pôr os portugueses a ver estrelas.  Acreditamos que esta ligação será um importante instrumento para despertar ou consolidar o interesse dos mais variados públicos com o céu e que o sintam como um lugar de expressão humana, onde a tecnologia espacial contribui para o nosso bem-estar e para o cuidado do planeta e que possam partir daqui para um futuro ligado às atividades espaciais“, refere Ricardo Conde. Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space.

 

Em simultâneo, a campanha Constelação ELEVEN quer ajudar na divulgação do trabalho da Agência Espacial Portuguesa, uma organização criada pelo Governo português para implementar a Estratégia Nacional para o Espaço, Portugal Espaço 2030.

 

Sobre a Agência Espacial Portuguesa

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space é a organização responsável por implementar a Estratégia Nacional para o Espaço (Portugal Space 2030). Tendo como principal objetivo promover o Espaço em Portugal, a Agência coordena a participação portuguesa em várias organizações internacionais, seja a Agência Espacial Europeia ou os programas espaciais da União Europeia. Juntam-se a estes o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Observatório SKA, duas organizações de alcance mundial essenciais para o estudo do universo. A educação científica e tecnológica faz parte dos desafios estratégicos da Agência Espacial Portuguesa, através de programas anuais como o European Rocketry Challenge, uma campanha de voos parabólicos para estudantes do secundário, ou do acolhimento do Space Studies Program 2022, abraçando a multidisciplinaridade do Espaço e promovendo a troca de conhecimento e colaboração internacional.

 

Conheça mais sobre o Espaço em Portugal em:

https://estrelas.elevensports.pt/

 

#ByTheFans #ForTheFans #ConstelacaoELEVEN #ChampionsELEVEN