Documentário sobre Bernardo Sousa estreia em sinal aberto na ELEVEN

“Redline: Bernardo Sousa – Na Pista da Vida” estreia este sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 19h00, na ELEVEN. O documentário sobre a vida do piloto madeirense, que em 2019 foi suspenso pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) por dois anos, devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, retrata o percurso de superação humana do ex-campeão nacional de ralis e transmite uma mensagem de esperança.

Bernardo Sousa tinha 32 anos quando foi controlado no rali Sical, terceira prova do Campeonato Açores de Ralis (CAR), que decorreu nos dias 7 e 8 de junho de 2019, tendo sido detetada cocaína, um estimulante proibido em competição. Inicialmente, o madeirense alegou que o controlo se devia ao uso de uma substância médica, no entanto, no decorrer do processo, o campeão nacional de 2010 reconheceu ter consumido cocaína “numa festa na Costa da Caparica”. Um erro que lhe custou dois anos de suspensão naquela que é a sua grande paixão.

Agora, Bernardo Sousa é a figura principal de um documentário biográfico, apresentado pela Mosaic McNamara Media House, em parceria com a ELEVEN, onde aborda temas como a sua carreira de sucesso de mais de 20 anos, bem como o consumo de drogas. Após uma paragem de dois anos, o piloto está de regresso em força ao campeonato de ralis.

O projeto ‘Redline: Bernardo Sousa – Na Pista da Vida’ foi selecionado para concorrer no festival internacional norte-americano Independent Shorts Awards. O Independent Shorts Awards é um festival internacional anual em Los Angeles, nos EUA, que conta com estreias mensais nos famosos Raleigh Studios Hollywood, na Califórnia, EUA. O Independent Shorts Awards procura filmes de todos os géneros, que são julgados por uma equipa aleatória de especialistas convidados da academia e da indústria cinematográfica, de acordo com um alto padrão de mérito.

Sobre Bernardo Sousa

Apaixonado por desporto, Bernardo Sousa iniciou a sua carreira em 1999 nos karts e participou em várias corridas a nível nacional e internacional. Em 2005, decidiu experimentar uma vertente do desporto automóvel com elevado nível de popularidade na Madeira, a sua terra natal: os ralis. E foi assim que descobriu a sua verdadeira paixão. Acompanhado por Luís Freitas, participou em várias provas desportivas, recebeu prémios e conduziu muitas viaturas, tanto no campeonato nacional como no regional. Grande parte das suas exibições de grande nível atiraram o madeirense para um lugar de destaque nos ralis nacionais.

A época de 2008 ficou marcada pela sua internacionalização e pelos bons resultados, tanto no Production Car World Rally Championship (PWRC), como no Campeonato de Portugal de Ralis.

Naquela que foi a participação mais jovem de sempre de um piloto português numa competição FIA, Bernardo Sousa contou com o apoio essencial da Red Bull, participando a nível internacional com a equipa Baumschlager Rallye&Racing, formando equipa com o austríaco Andreas Aigner.

Recentemente, no Rally de Portugal 2021, Bernardo Sousa e o seu companheiro de equipa conquistaram o pódio, terminando a prova em segundo lugar. O objetivo é continuar a investir neste desporto que é a sua paixão.

Ficha técnica

Realização & Produção: Phillip Reese
Director de Fotografia: Manuel Pinho Braga
Assistente: Jair Sousa
Edição: Ricardo Ribeiro
Colorista: Serene Issa
Drone: Heavy Water Films & Daniel Dias
Filmagens Adicionais: Discovery Sports & GMK & RVM/Full Zoom

Equipa Mecânica:
Serafim Lopes
Duarte Júnio
Jorge Lopes
Sergio Ribeiro
Joaquim Silva
Eng. Duarte Gonçalves

Carro:
Bernardo Sousa
Vitor Calado
Hugo Magalhães
Margarida Tomás

 

A ELEVEN, recorde-se, transforma em realidade aquilo que parece impossível em tempos de pandemia, e abre o sinal de transmissão dos seis canais, nos operadores e serviço de streaming, no fim de semana de 11 a 13 de fevereiro, convidando o público a viajar até ao universo desportivo sem necessitar de testes à entrada.

#ByTheFans #ForTheFans #ELEVENDesconfina