Nuno Campos no podcast Planeta ELEVEN: “O Sérgio Oliveira vai dar uma grande ajuda à Roma pela personalidade que tem, já merecia esta oportunidade”

By 20/01/2022ELEVEN

Nuno Campos, treinador e antigo adjunto de Paulo Fonseca, marcou presença no Podcast Planeta ELEVEN desta semana, com João Gomes Dias, José Pedro Pinto, Óscar Botelho e Tomás da Cunha.

Numa conversa descontraída, o treinador português partilhou algumas das vivências, conquistas e aprendizagens que teve ao longo da carreira. Estes são alguns dos momentos mais marcantes da entrevista.

Sobre o percurso ao lado de Paulo Fonseca

Como fomos trabalhando juntos desde o início, a nossa ideia de jogo foi crescendo mutuamente e em sintonia. (…) Penso que esta equipa técnica que tivemos durante tanto tempo levou-nos a ter um olhar tão minucioso sobre algumas situações que se calhar aos olhos de outras pessoas passariam despercebidas (…). A minha equipa técnica também ainda tem de crescer muito nesse aspeto, porque nós trabalhamos juntos há muito pouco tempo. É normal, agora vamos crescer para este detalhe.”

Sobre a passagem pelo Sindicato dos Jogadores

Nuno Campos falou do seu contributo no Sindicato dos Jogadores, uma experiência muito gratificante e que, possivelmente, é desconhecida pelo público. “Permitiu-me regressar um pouco às origens, às dificuldades daqueles miúdos que tentam arranjar clube, que estavam em clubes e não lhes pagavam ou que já pagavam tão pouco e depois falhavam com o ordenado, que passavam por situações difíceis para eles, que procuravam um caminho melhor para as suas vidas. (…) Todos nós vivemos num meio em que temos a ideia de que é tudo fácil e que há muito dinheiro, mas há muito dinheiro para uma minoria. Aqueles miúdos fazem parte de uma maioria, que tem dificuldades, e foi mesmo muito reconfortante poder ajudá-los com o meu contributo no seu dia a dia, com muitos conselhos. Eu também fui jogador, também joguei primeiro em divisões inferiores e só depois cheguei à Primeira Liga, e eu sei que aqueles miúdos passam por momentos difíceis ao longo da sua carreira.”

Sobre a passagem pela Roma

Atualmente no Santa Clara, Nuno Campos comenta a passagem pela Roma, um clube bastante desafiante. “Foi um prazer enorme representar um clube daquela dimensão. Quando estamos num clube como a Roma, estamos preparados para qualquer clube no mundo. Como disseste e bem, a pressão à volta é tão grande como se calhar os maiores clubes do mundo. (…) Na verdade, há uma pressão enorme para vencer o Scudetto e a Roma ganhou três Scudettos em toda a sua história. É um facto que não é bem justo para quem está na Roma, a exigência que se coloca e a realidade do clube. É um grande clube em todos os fatores, até nessa pressão mediática”.

O José Mourinho é um dos melhores e se não lhe derem tempo e investirem na equipa, possivelmente podem sair defraudados. Não há treinadores que fazem milagres. Há uns que conseguem com menos fazer mais, mas milagres ainda penso que não há nenhum que consiga. Podemos chamar-lhe José Mourinho, mas naturalmente que com estes jogadores – que têm o seu valor e que são bons – o plantel não pode viver apenas de 12 ou 13 jogadores para ser campeão. Aqui é que eu penso que os adeptos não percebem muito bem esta dicotomia: a Roma tem 14 jogadores de nível bom, que podiam lutar para serem campeões, mas depois estão em todas as frentes”, comenta Nuno Campos.

Relativamente à ida de Sérgio Oliveira para o clube italiano, o antigo adjunto de Paulo Fonseca considera quevai dar uma grande ajuda à Roma pela personalidade que tem, já merecia esta oportunidade”. “Foi meu jogador no Paços de Ferreira, é um campeão, um jogador com uma personalidade forte. Inclusive, entrou já a marcar o penalti que deu a vitória ao Roma e vai ser uma ajuda, afirma.

Estas e outras aventuras, conquistas e aprendizagens que Nuno Campos teve em Portugal, Ucrânia e Itália, para ouvir no podcast Planeta ELEVEN, disponível em  SpotifyApple PodcastsCastboxGoogle Podcasts, e SoundCloud.

Os podcasts da ELEVEN celebraram recentemente dois anos de emissão e atingiram a liderança na categoria de desporto em Portugal.

O melhor do desporto é na ELEVENPasse Semestral por apenas €9,99/mês durante 6 mesesA subscrição está disponível até 28 de fevereiro, em todos os operadores de Canais Pay-TV (MEO, NOS, NOWO e VODAFONE) ou em Elevensports.pt

#PlanetaELEVEN