Arábia Saudita recebe Grande Prémio de F1 em 2021

By 05/11/2020Formula 1

Circuito de rua em Jeddah está confirmado para novembro de 2021 e representa a primeira parceria de longo prazo que visa alcançar novos públicos e inspirar milhões de pessoas.

 

Será feita história em 2021 quando um dos maiores eventos desportivos do mundo viajar até Jeddah para o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 na Arábia Saudita. A prova acontecerá em novembro do próximo ano com a presença dos melhores pilotos do mundo, que competirão pelas ruas de Jeddah numa espetacular corrida noturna.
A corrida terá início e fim na Corniche, a moderna avenida que rodeia o Mar Vermelho, proporcionando um cenário costeiro deslumbrante para um fim de semana repleto de F1, entretenimento e cultura ao vivo que tomará conta da segunda maior cidade da Arábia Saudita.
Depois de muita especulação, o GP da Arábia Saudita está confirmado como o primeiro ano de uma parceria de longo prazo entre a Fórmula 1 e a Federação Saudita de Automóveis e Motos (SAMF). O evento fortalece o crescente calendário desportivo internacional na região como parte do ambicioso programa “Visão 2030” do país para ajudar a inspirar os sauditas através do desporto.

“A Arábia Saudita está a acelerar a fundo no desporto e a velocidade, energia e entusiasmo da Fórmula 1 refletem perfeitamente a jornada de transformação que o país está a atravessar. Como testemunhámos nos últimos anos, as nossas pessoas desejam estar no centro dos maiores eventos desportivos e do entretenimento. A Fórmula 1 é um evento que reúne as pessoas para celebrar uma ocasião que vai muito além do desporto. Estamos ansiosos por esta experiência única e por partilhar Jeddah com o mundo. Para muitos sauditas, este é um sonho tornado realidade”.

“O desporto é uma área que está a impulsionar uma transformação massiva do país e estamos a fazer muitos progressos a este nível, inspirando as nossas comunidades a envolverem-se. A participação da comunidade é a base de todos os nossos grandes eventos e cada vez mais pessoas estão a participar no desporto, sejam jovens ou idosos, meninos ou meninas. A Fórmula 1 é mais uma oportunidade para impulsionarmos estes desenvolvimento em toda a comunidade e oferecer mais alternativas para enriquecer a vida das nossas pessoas e abraçar novas experiências”.

Príncipe Abdulaziz Bin Turki AlFaisal Al Saud, Ministro do Desporto

 

A programação internacional de eventos na Arábia Saudita inclui: FIA Fórmula E, Rally Dakar, Extreme E, Supercopa da Espanha, Supercopa de Itália, European Tour e Ladies European Tour golfe, WWE, ténis internacional, campeonatos equestres da FEI e a Copa Saudita, a corrida de cavalos mais rica do mundo. Em 2019, o país recebeu a luta pelo título mundial de boxe “Clash on the Dunes” entre Anthony Joshua e Andy Ruiz Jr.
De referir que tanto a Supercopa da Espanha como o “Clash on the Dunes” tiveram ambos transmissão em direto e exclusivo na ELEVEN.
A Arábia Saudita está também a disputar os Jogos Asiáticos de 2030 e a Copa Asiática de AFC 2027.
O automobilismo já é o segundo desporto mais popular na Arábia Saudita, apenas atrás do futebol, e o país possui uma longa associação à Fórmula 1: desde empresas locais que prestaram apoio à equipa da Williams no final da década de 1970, até à parceria global existente com a Aramco.

“Acredito firmemente que o Grande Prémio da Arábia Saudita será o maior evento desportivo da história do nosso país e tem o potencial de mudar vidas, perceções e alcançar novos públicos e comunidades como nunca antes. Ter ícones do desporto e equipas históricas a competir na Arábia Saudita, diante de jovens fãs e famílias, é uma verdadeira mudança de jogo. Temos um património rico no automobilismo, mas num curto espaço de tempo como Federação ganhámos uma forte reputação por trazer eventos internacionais de classe mundial, como a Fórmula E e o Rally Dakar. A Arábia Saudita é o lar de literalmente milhões de jovens fãs apaixonados por automobilismo, muitos dos quais já estarão a fazer uma contagem regressiva para poderem assistir aos seus ídolos em novembro de 2021. Os nossos planos vão levar a cultura desportiva a mais pessoas, como uma festa que atinge todas as comunidades e está aberta a todos”.

Príncipe Khalid Bin Sultan Al Faisal, Presidente da Federação Saudita de Automóveis e Motos

 

O Grande Prémio da Arábia Saudita é promovido pela Federação Saudita de Automóveis e Motos e apoiado pelo Ministério do Desporto e Iniciativa de Qualidade de Vida da Arábia Saudita no âmbito do programa “Visão 2030”. Mais detalhes sobre a data, localização e layout do circuito de rua de Jeddah serão revelados em oportunamente, juntamente com informações sobre aquisição de bilhetes.

Estamos muito entusiasmados por dar as boas-vindas à Arábia Saudita para a temporada de 2021 da Fórmula 1. A Arábia Saudita é um país que se está rapidamente a tornar um centro de desporto e entretenimento, com muitos eventos importantes nos últimos anos e estamos muito satisfeitos por levar a Fórmula 1 ao país na próxima temporada. Esta é uma região extremamente importante para nós e, com 70% da população da Arábia Saudita com menos de trinta anos, estamos muito otimistas com o potencial de alcançar novos fãs num local tão incrível e histórico. Nas próximas semanas publicaremos o nosso calendário provisório de 2021, que será submetido ao Conselho Mundial de Motorsport para aprovação”.

Chase Carey, Chairman e CEO da Formula 1

 

O Mundial de Formula 1 é transmitido APENAS na ELEVEN.
Fórmula 1 na ELEVEN, é outro nível.

#ByTheFans #ForTheFans #F1Eleven