Frederico Morais em entrevista exclusiva à ELEVEN SPORTS

By 11/07/2020ELEVEN

Frederico Morais foi o convidado especial de mais um Planeta Eleven, em direto, no Facebook da ELEVEN SPORTS e em simultâneo no Facebook da MEO Desporto. Durante cerca de 45 minutos, o melhor surfista nacional de todos os tempos e Embaixador da MEO, falou sobre a sua carreira, sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio, e sobre os seus sonhos e ambições.

 

Frederico Morais, também conhecido por Kikas, é um surfista profissional de 28, natural de Cascais, que compete no Championship Tour da World Surf League. É atualmente o melhor surfista nacional de todos os tempos, com um vasto currículo e carreira, tendo feito história ao ser o primeiro português a vencer a Qualifying Series em 2019.

Frederico Morais, que já se sagrou campeão nacional duas vezes, em 2013 e 2015, é o único representante português no Circuito Mundial de Surf, tendo sido apurado para os Jogos Olímpicos de 2020 (adiados para 2021): “Estava muito empolgado com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e com a estreia do Surf. Ainda assim acredito que em 2021 vai ser melhor, vamos com vontade de fazer mais. Colocar Portugal nos jogos é um marco, e ter sido eu a garantir essa presença tem um grande significado para mim.”

Sobre a possibilidade de ser campeão do mundo, Frederico Morais é claro: “Tudo é possível. Sonhar ainda não é proibido, não se paga e eu vou atrás do meu sonho.”

A liga portuguesa – Liga MEO Surf 2020 – foi a primeira no mundo a arrancar depois da pandemia, uma oportunidade para Kikas voltar a surfar: “Falei com a World Surf League e eles abriram exceção de me deixar competir na Liga MEO para eu poder vestir a licra e não estar parado em casa. Tinha muitas saudades. Ganhei na Figueira da Foz, fui 3º em Ribeira d’Ilhas. Não sei se poderei competir na Praia Grande, depende da World Surf League e da retoma do World Tour.”

Relativamente ao que vai ser o resto ano em termos competitivos, Kikas referiu que: “Não sabemos quando voltará o World Tour e temos de manter o foco. Vou estagiar para França para manter o ritmo de treino. Este ano pode ser um ano perdido em termos competitivos, mas tenho de o tentar transformar num ano decisivo.”

Um surfista profissional tem variadas pranchas, para as diferentes ocasiões, No caso de Frederico Morais confessou que: “Tenho 55 pranchas em casa. Viajo sempre com 12 para todo o lado.”

A pandemia levou ao cancelamento de todas as competições. Kikas referiu que durante este tempo: “Aproveitei a quarentena para descansar. Agora voltei ao normal, a ganhar ritmo, testar pranchas.”

Sobre a sua relação com Gabriel Medina, surfista profissional brasileiro, bi-campeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014 e 2018, sendo o primeiro brasileiro a vencer um mundial de Surf, Kikas confidenciou que: “Tenho uma boa relação com o Gabriel Medina. Não temos falado recentemente, mas quando viajamos surfamos muitas vezes juntos e partilhamos muitas coisas. É um bom amigo.”

Um dos principais patrocinadores de Kikas é o MEO, marca da qual é embaixador. Sobre a relação com a marca, Kikas referiu que: “Não poderia estar mais orgulhoso em ser embaixador de uma marca como a MEO. Acima de tudo gosto de estar associado a marcas que partilham dos mesmos valores do que eu: dedicação, trabalho, respeito, de querer ser o melhor.”

Sobre a eventualidade de vir a surfar as ondas colossais, no canhão da Nazaré (Praia do Norte, na Nazaré), Kikas concluí que: “Quem sabe um dia experimento as ondas gigantes da Nazaré. Já esteve mais longe.”

 

A entrevista completa pode ser vista aqui e ouvida em Podcast em: Apple Podcasts, Castbox, Google Podcasts, SoundCloud, e Spotify.

#JogamosEmCasa #PlanetaEleven