FÓRMULA 1: CHEGA A HORA DA MÍTICA PROVA DO MÓNACO

By May 22, 2019Formula 1

E ao sexto Grande Prémio da época, chega um dos circuitos mais lendários da Fórmula 1: Monte Carlo. O Mónaco é o palco de mais uma prova do campeonato mundial de Fórmula 1, onde o monegasco Charles Leclerc irá tentar vencer a sua primeira prova do Mundial em casa e assim quebrar o domínio absoluto e inquestionável da Marcedes.

Depois de cinco dobradinhas de Hamilton e Bottas nos dois primeiros lugares, o Mónaco poderá marcar o fim desse domínio mas para tal será necessário à Ferrari ou Red Bull, os mais diretos adversários, conseguirem fazer melhor na qualificação pois esta é das pistas com menos facilidade para ultrapassagens dadas as características do traçado urbano deste Grande Prémio.

A Eleven Sports voltará a ter uma emissão especial dedicada a mais uma prova do circuito mundial, com equipa de reportagem em Monte Carlo composta por Óscar Góis e Duarte Félix da Costa que trarão aos espectadores da Eleven Sports vários conteúdos exclusivos, como entrevistas com os protagonistas. O primeiro programa dedicada ao GP Mónaco terá lugar já esta quarta-feira, a partir das 20h00, com repetição às 23h. E todos os dias haverá um especial a partir do Mónaco dos enviados-especiais da Eleven Sports, sempre às 20h00, com exceção de sexta-feira que será às 18h00. Os comentários dos treinos e qualificações estarão a cargo de João Carlos Costa e do comentador convidado Sérgio Veiga, aos quais se juntará o antigo piloto de Fórmula 1, Pedro Lamy, para o GP de Domingo.

Em baixo, os horários dos principais momentos do fim-de-semana, sendo que a emissão da Eleven Sports 3, de cada um destes momentos, começará sempre antes para a exibição dos conteúdos exclusivos da equipa de reportagem da Eleven Sports, parada de corredores, etc. Para saber com detalhe os horários, clique aqui.

Dados e Estatísticas

  • Este será o 66º Grande Prémio do Mónaco, o recorde da Fórmula 1 em termos de GP num país sempre no mesmo circuito. É ainda um recorde em termos de pistas citadinas.
  • O GP do Mónaco faz parte do campeonato mundial de Fórmula 1 desde 1950 mas o primeiro Grande Prémio do Mónaco teve lugar em 1929, há precisamente 90 anos.
  • O circuito monegasco é o mais curto de todo o calendário. E o que tem mais curvas, 1482 ao longo de 72 voltas.
  • O último piloto que venceu no Mónaco e no mesmo ano se sagrou campeão mundial foi o alemão Sebastian Vettel, em 2011, pelo que uma vitória neste circuito não é sinónimo de título mundial.
  • Se o piloto que conquistar a Pole Position o fizer pela primeira vez neste traçado, será o 100º a conseguí-lo na história da F1 no Mónaco. Raikkonen e Ricciardo são os pilotos do leque atual que mais poles conseguiram no Mónaco, cada um com duas.
  • Ferrari e Mercedes têm ambas 11 pole positions no Mónaco. Se algum dos pilotos destas equipas conseguir a pole no sábado garantirá a liderança, neste particular confronto, para a sua equipa.
  • Se a Mercedes ou a Red Bull vencerem este GP, irão tornar-se na terceira equipa com mais vitórias no Mónaco. Atualmente estão igualadas com 5, podendo alcançar a BRM e a Team Lótus no terceiro lugar do pódio. Ferrari com 9 é a segunda, com a McLaren na liderança com 15.
  • Hamilton e Vettel são os únicos do pelotão deste ano que têm mais do que uma vitória no Mónaco, ambos venceram por duas vezes. Com a curiosidade do britânico nunca ter vencido partindo do primeiro lugar da grelha.
  • Se um dos pilotos da Ferrari conseguir a volta mais rápida, será a 250 da história da escuderia na Fórmula 1. E se vencer a partir da pole position, será a 100ª vez que tal se verifica.
  • Já a Mercedes, se repetir pela 6ª vez, em outras tantas corridas, os dois primeiros lugares do pódio, ultrapassará a Ferrari neste registo que detém o recorde de 5, já igualado pela equipa alemã.
  • Bottas poderá conseguir a 10ª pole position da sua carreira no Mónaco. O finlandês partiu do primeiro lugar da grelha nos três últimos GP’s.
  • Se Leclerc vencer no domingo será o primeiro monegasco a conseguir vencer o GP do seu país. Seria também o 10º piloto a conseguir vencer em Monte Carlo na estreia e o 20º a conseguir vencer na estreia no seu próprio país.
  • Em relação ainda ao GP de Espanha, a vitória de Hamilton isolou-o no segundo lugar dos pilotos com mais vitórias em Espanha, com quatro, apenas superado por Schumacher com seis. E a volta mais rápida do campeão do mundo também lhe permitiu deixar Prost para trás, ficando isolado no pódio de voltas mais rápidas, com 42, atrás de Raikkonen (46) e Schumacher (77).

Este será também um fim-de-semana onde F2 e Porsche Supercup se disputam. Clique em cada uma das categorias para saber mais sobre o que esperar de cada prova e saber mais pormenores sobre as transmissões da Eleven Sports 3.