DESTAQUES FIM-DE-SEMANA 16 E 17 DE MARÇO

By March 15, 2019Eleven Sports

Chegou a hora de mais uma jornada das principais ligas europeias e a Eleven Sports irá trazer o melhor do desporto-rei ao longo de três dias, já a começar por esta sexta-feira.

LaLiga

A 28ª jornada fica marcada pelo regresso de Zinedine Zidane ao banco do Real Madrid. Todos os olhos estarão sobre o Santiago Bernabéu onde este sábado, a partir das 15h15 os merengues recebem o aflito Celta de Vigo. Apesar de estarem praticamente afastados da luta pelo título, os madrilistas têm que começar a somar pontos se não querem ver o seu lugar na Champions ficar em perigo.

Logo depois, a partir das 17h30, um jogo entre duas equipas com grande história na LaLiga, dois Atléticos, o de Bilbau a receber o de Madrid, que vem de traumatizante derrota em Turim que impediu o sonho dos colchoneros de disputarem a final da Champions no seu estádio. O Bilbau ainda pode sonhar com lugares europeus, enquanto os de Simeone são a única equipa que ainda pode ter a esperança, mesmo que fugaz, de alcançar o Barcelona no topo da tabela.

E é no domingo que os líderes da LaLiga entram em campo, no jogo que fecha a jornada, no Benito Villamarín, frente a um Bétis que já bateu os culés em pleno Camp Nou na primeira volta. Um teste de dificuldade máxima para Messi e companhia, sendo que tiveram um jogo exigente para a liga milionária na quarta-feira.

Ainda no domingo, alguns jogos importantes para os lugares europeus, tanto de Champions como Liga Europa, e com a curiosidade de terem em campo precisamente equipas que estiveram na luta pelo apuramento para os quartos de final da Liga Europa. O Sevilha irá a Barcelona para enfrentar o Espanhol, depois de traumatizante derrota em Praga ao fim de 120 minutos de jogo.

A meio da tarde, após o jogo entre Espanhol e Sevilha, é a vez do Valência receber o Getafe. Um jogo decisivo para a equipa ché tendo em conta as suas ambições de chegar a um lugar de acesso à Liga dos Campeões. O  Getafe é o ocupante do último lugar de acesso à prova dos milhões e leva seis pontos de avanço do Valência pelo que qualquer outro resultado que não o triunfo da equipa de Gonçalo Guedes poderá comprometer em definitivo esse objetivo.

Bundesliga

Com a Bundesliga ao rubro na luta pelo título, com Bayern e Dortmund lado-a-lado, a 26ª jornada terá inevitavelmente como pontos altos os jogos dos dois candidatos, ambos agora totalmente dedicados à liga alemã depois de ficarem fora da Champions.

O Dortmund é o primeiro a entrar em campo, ao final da tarde de sábado, deslocando-se à capital para defrontar o Hertha que costuma ser um osso duro de roer no seu terreno. Já o Bayern encerra a jornada com a receção ao Mainz, um jogo que se prevê mais fácil do que o dos seus rivais.

Mas nem só do duo da frente vive a Bundesliga. Com os lugares de acesso europeu, tanto para a Champions como a Liga Europa em aberto, assim como os lugares de descida, em especial o de acesso ao playoff de despromoção, é difícil encontrar uma partida que não possa ajudar a definir esses postos. Já esta sexta, o Moenchengladbach que tem vindo em queda livre, recebe um confortável Freiburgo que está no meio da tabela.

Schalke 04, num incomum lugar perto do playoff de despromoção, vai tentar reentrar nos eixos frente ao Leipzig que está no terceiro lugar. Após a goleada por 7-0 em Manchester frente ao City para a Champions, o Schalke despediu o técnico Tedesco e espera agora entrar numa fase positiva mas não terá pela frente o adversário mais acessível para dar início a essa recuperação. Também ao início da tarde de sábado, outro aflito, o Estugarda, a tentar sair do lugar de playoff de despromoção, recebe o Hoffenheim que não pode perder mais pontos sob pena de perder o comboio europeu.

No domingo, dois jogos com relevância para os lugares europeus. Primeiro o Leverkusen a receber o Bremen e depois o Frankfurt terá pela frente o lanterna vermelha Nuremberga, com os homens do Eintracht, que serão o adversário do Benfica na Liga Europa, a tentarem atingir o terceiro ou quarto lugar para acederem à Champions.

Ligue 1

A Ligue 1 tem dois grandes jogos neste jornada 29. Já hoje, a abrir, o Lille-Mónaco. As duas equipas mais portuguesas da Ligue 1 enfrentam-se com o Lille a tentar consolidar o seu segundo lugar e o Mónaco a querer manter a tendência positiva de recuperação para não mais correr riscos de descida.

E no domingo, o PSG-Marselha, um clássico da liga francesa. Apesar do grande avanço dos campeões e do título ser uma certeza, o PSG terá pela frente um Marselha em crescendo que reentrou nos lugares europeus e sonha agora alcançar o Lyon e assim poder chegar à Champions League. Mbappé contra Balotelli, duas das maiores figuras da prova, que são garantir de grandes momentos de futebol.

Uma nota ainda para a estreia de Paulo Sousa no comando do Bordéus. O técnico português irá estrear-se na receção ao Rennes, uma das equipas que ainda persegue um lugar europeu, isto depois de ter caído da Liga Europa ontem em Londres contra o Arsenal.