MERCEDES-BENZ STADIUM

By February 1, 2019NFL

O Mercedes-Benz Stadium é o segundo estádio mais caro do mundo e será o palco do Super Bowl LIII, o evento desportivo mais visto do mundo. O estádio é a casa dos Atlanta Falcons, equipa da NFC South da NFL, que foi o finalista vencido do Super Bowl LI contra os New England Patriots, um dos finalistas da edição deste ano. O estádio acolhe ainda a equipa de futebol Atlanta United da MLS, os atuais campeões em título da competição.

Inaugurado oficialmente a 26 de Agosto de 2017, o estádio teve um custo total de 1.5 mil milhões. Durante o primeiro ano de atividade a cobertura retrátil não estava ainda concluída, pelo que o estádio apenas ficou totalmente pronto a Julho de 2018, sendo apenas um dos cincos estádios da NFL a ter uma cobertura amovível. A sua capacidade é de 71.000 pessoas, que pode ser extensível até 75.000.

Desenhado pela empresa HOK, o estádio tem como um dos seus grandes destaques o seu painel eletrónico 360º, que é o maior do mundo. Também a cobertura retrátil é uma inovação. Composta por oito painéis em vidro, faz lembrar um cata-vento, que quando aberto permite a entrada de ar no estádio. O objetivo foi criar a ilusão da asa aberta de uma ave.

O primeiro jogo de sempre teve lugar no dia 26 de Agosto, numa partida de pré-época da NFL, que opôs os Atlanta Falcons aos Arizona Cardinals. O número recorde de espectadores foi registada em 2018 num jogo do playoff de College Football com 77.430 espectadores. Sendo que em jogos de futebol, o recorde é de 73.019 espectadores, no dia 8 de Dezembro de 2018, na final da MLS onde os Atlanta United se sagraram campeões pela primeira vez na sua história, batendo os Portland Timbers por 2-0, na final que acolheram na sua própria casa.